sábado, 18 de outubro de 2008

Etiopia



A Etiópia é um país africano, localiza-se no leste do continente, na região conhecida como chifre da África. Ao norte, o país é banhado pelo mar Vermelho, onde há cerca de 150 ilhas etíopes.

O país possui um dos menores índices de desenvolvimento humano do mundo, consequência de graves problemas socias. O Governo é dominado pela Frente Democrática Revolucionária Popular da Etiópia (EPRDF), coalisão de grupos rebeldes que assumiu o poder em 1991, após longo período de conflitos internos.

Os constantes conflitos internos ocorridos durante o século XX abalaram a já frágil estrutura econômica da Etiópia.Diante dos contínuos ataques da Somália, a Etiópia recorreu à ajuda soviética e cubana e assim conseguiu derrotar o país vizinho. Em 1990, com a dissolução da União Soviética, Mengistu perdeu seu principal aliado internacional. No ano seguinte, teve de deixar o país em conseqüência do avanço das forças da Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (FDRPE).Um governo provisório assumiu o controle de todo o país, mas permitiu uma administração autônoma na Eritréia, então dominada pela Frente Popular de Libertação da Eritréia.

A Etiópia se divide em regiões administrativas, que se subdividem em províncias e distritos. Cada região desfruta de certa autonomia, que se deve mais às dificuldades topográficas e de comunicação que a uma verdadeira política descentralizadora.

7 comentários:

Unknown disse...

Sem duvida é um pais que deve ser um dos piores para aqueles que vivem! Uma coisa que me espantou, foi que nesse artigo não focalizaram nenhum ponto da cultura etiope. Viver na Africa realmente deve ser dificil, e pelo que eu li esse deve ser um dos piores paises africanos...com certeza mais dificil ainda! Artigo muito interessante! Parabéns para todos os idealizadores desse blog! E sorte para África!

Ribeiro disse...

o foco do artigo são os conflitos!

Anônimo disse...

Pois é, o intuito do blog é de alertar os jovens sobre o descaso com a África. Só assim, com fotos chocantes, artigos falando sobre fome, miséria, guerras é que a população se conscientizará e os governantes irão, espero eu, tomar alguma providência!

Erick Macau disse...

acho que faltará espaço no blog para todos os conflitos na África, eu como a professora Luciene sempre diz"África não é um país, é um continente".Se alguém errar isso na prova, eu juro que mato.
abraços libertários,
Erick Alves.

Unknown disse...

Erick, é Luciane e não LuciEne. Estaremos juntos para enforcar aquele que falar que a àfrica é um país.....

Julyana Cruz disse...

post editado :)

Anônimo disse...

Está faltando o acento em "EtiÓpia"! xD

;*