sábado, 18 de outubro de 2008

Anansi


Anansi é simplesmente um dos mais importantes personagens do folclore africano, sendo ao longo do tempo difundido através de muitas lendas.
Sua aparência em grande parte dos contos é a de uma aranha com traços de homem, em algumas lendas aparece como mulher e em outras formas. Os nomes de suas histórias e dos personagens variam de acordo com as culturas. Acredita-se que sua origem vem diretamente das tribos Ashanti, sendo depois espalhada pelos grupos Akan.

Muitas lendas atribuem à Anansi a criação do Sol, da Lua e das estrelas, o ensino da agricultura e até a tentativa de prender toda a sabedoria do mundo dentro de uma cabala! Uma característica inclusa em todas suas lendas, e que talvez marque tanto Anansi, é o fato dele simplesmente conseguir enganar a todos, resolvendo facilmente seus problemas através da lábia e da sua esperteza. Uma célebre história, nomeada de O Baú de Anansi, conta como Anansi se tornou o detentor de todas as histórias do mundo.

4 comentários:

Erick Macau disse...

Já tinha ouvida falar sobre Anansi, mas não desse jeito.Ainda há mais sobre o folclore africano para vir?
abraços libertários,
Erick Alves.

Ribeiro disse...

Tem previsto mais um artigo de cultura, sobre as danças africanas.

Anônimo disse...

Muito interessante, não conhecia essa lenda!

Anônimo disse...

mta lendas atribuem as naçoe como o sol e a luua isso foi mt legal adolley perabens pra quem postou me add no orkut walesca_vakinha cade tu?@gmail.com (zooua gente ee)- dexa pra la neh