segunda-feira, 20 de outubro de 2008

As estrelas animais da África

Os mamíferos constituem o majestoso cenário da África. Os mamíferos africanos fascinam pessoas de todas as idades, de diversas culturas e todas as regiões do mundo. É um espetáculo a parte dentre todos os outros animais presentes nesse enorme e diversificado continente.
Começando por aqueles que integram a famosa listra do “Big Five” – os cinco grande animais mais procurados em safáris africanos – e como já era de se esperar, todos são mamíferos. O elefante cujo tamanho e o peso são impressionantemente enormes, fazem parte dessa lista, na África o elefante ocupa regiões de savana.


Outro deles é o Rinoceronte, um símbolo entre os animais africanos, sua presença é imponente, de aspecto robusto, todavia, este animal corre o risco de extinção, em conseqüência da caça e da destruição de seus habitats naturais. Outro mamífero procurado é o Búfalo que vive em grandes grupos com mais de 2 mil indivíduos, podendo se organizar para afugentar o predador. Também há o leopardo, especialista na caça de carne fresca, com aguçado senso de caça e um modelo de predador terrestre. Fato é que o “Big Five” não estaria completo sem a presença do Leão, como o mundo nos afirma: “O Rei da Selva”.



Outros mamíferos que são notórios, e devem ser citados são: as girafas, os primatas (chimpanzés, gorilas e orangotangos), as zebras, os dromedários, os tigres, os lobos, as raposas, os coiotes, as famosas hienas, as toupeiras, os musaranhos, os coelhos, as lebres, entre tantos outros que completam o deslumbrante cenário Africano.

Nenhum comentário: