segunda-feira, 20 de outubro de 2008

União Africana



Um imperador etíope criou, em 25 de maio de 1963, A Organização da Unidade Africana. A hoje conhecida como União Africana é formada por mais de 50 governos africanos e tem por principal objetivo proteger os direitos dos países, do povo e promover a solidariedade e a cooperação tanto fora quanto dentro da África e entre suas nações.



O paradoxo interno no qual se constitui a África institui contrastes absurdamente latentes: A extraordinária riqueza cultural e natural ao lado dos conflitos étnicos/religiosos/políticos/territoriais (cada qual mais freqüente em determinada nação ou região específica), dispõe o povo espectador de um espetáculo agridoce, na constância, nada bonito de se ver. A força da UA está em mediar soluções, definir estratégias, propor ações, discutir mudanças. Ainda que os inúmeros conflitos e toda a sorte de problemas passados ou vigentes dificultem as ações, todo avanço deve ser levado a mérito: Cada respaldo de valorização cultural, cada atitude diplomática para reverter uma tensão ou hostilidade entre países ou grupos, cada intervenção econômica ou projeto tem sua significação e seu valor.
Perpetuar o mesmo caráter protetor, consciente e objetivo que moveu a criação da UA, também deve ser uma idéia a ser moldada: Dispor ao povo a consciência da história de si mesmo, dos caminhos percorridos e das dificuldades trilhadas, é um modo de possibilitá-lo reconhecer os avanços e buscar novas perspectivas e novos horizontes.

Nenhum comentário: