segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Apartheid


Adotada legalmente em 1948 na África do Sul, Apartheid é uma palavra de origem africana que é utilizada para denominar um regime onde os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de exercer sua cidadania. Na lingua portuguesa, pode-se se direcionar a esse acontecimento pelas traduções mais apropriadas que sao: segragação racial ou política de segregação racial. Não eram apenas restriçoes sociais, eram restriçoes pela força da lei. Não-brancos eram, por exemplo, excluídos do governo nacional e não podiam votar exceto em eleições para instituições segregadas que não tinham qualquer poder.
Em 10 de Março de 1994, Nelson Mandela fez o juramento como presidente da África do Sul e, dentre suas primeiras ações foi criada a Comissão Verdade e Reconciliação, sendo assim reescrita a Constituição. Na eleição multi-racial seguinte, o ANC de Mandela ganhou com larga margem, definitivamente terminando com o regime apartheid.
Entretanto, a Africa do Sul pode vir a ser prejudicada por muitos anos devido as desigualdades socio-economicas promovitas e sustentadas pelo acontecimento apartheid.

3 comentários:

Anônimo disse...

um tema polemico, muito interessante voces abordarem! otimo post

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.